domingo, 15 de março de 2009

Atenção, 3º A e 3º B!

Ler, analisar as questões e responder no WORD, salvar na pasta do grupo e depois me enviar por e-mail.

Etapa 2

Atividade 2: Análise e compreensão do suporte (Capa do Guia do Estudante)



Questão 1
Qual o nome desse suporte de textos? Esse nome indica sua função (objetivo)? Há índices linguísticos nos outros títulos (chamadas) da primeira capa que reiteram sua função? Quais são seus leitores potenciais (para quem ele foi escrito?)? Como se pode pressupor pelo nome do suporte quem são esses leitores?

Questão 2
Quantas e quais são as chamadas da primeira capa? Como se organizam graficamente? Todas utilizam o mesmo tipo de letra? Como são distribuídas? Quais são os temas destacados? Eles representam os principais problemas sociais da atualidade? Quantos e quais assuntos são tratados na primeira capa? Como podem ser classificados?

Questão 3
Há indicações, na primeira capa, sobre a instituição responsável pela publicação? Como essa instituição é representada? Você conhece outras publicações dessa instituição? Tem opinião formada sobre ela? Há indicações sobre a data/ano da publicação, número da edição, periodicidade, preço, formas de contato com a edição?
Para que serve o código de barras colocado no lado direito no fim da página?

Questão 4
Destaque os índices linguísticos das chamadas que se referem diretamente ao leitor. Qual a intenção do uso reiterado do pronome de tratamento você e dos verbos no imperativo?

Questão 5
Ao observar a página da primeira capa, o que chamou mais sua atenção? Por quê? Alguma informação despertou mais interesse? Qual? Por quê? Há alguma informação que levaria você a comprar o Guia? Qual?

Profª Eunice

Nenhum comentário: